Recentemente, a American Cancer Society divulgou relatório que aponta a redução em 39% das mortes por câncer de mama entre 1990 a 2015, nos EUA. Segundo os pesquisadores, a redução da mortalidade é resultado de uma melhor prevenção, detecção e tratamento.
Uma das formas de prevenção é a detecção precoce, por meio da realização de exames de imagem.
A mamografia é um exame de imagem que pode ser entendida como um raio x das mamas. Deve ser realizada aos 35 anos e anualmente após os 40. A mamografia possibilita diagnosticar o câncer de mama precocemente. A Clínica IMAX conta exames de imagem capazes de realizar um diagnostico rápido e preciso, como a mamografia digital ou a tomossíntese (mamografia 3D). Na mamografia digital, os raios x atravessam a mama e chegam à um detector que os transmite para um computador, gerando imagens de boa qualidade, de alta definição e que permitem visualizar as mínimas alterações. A tomossíntese foi desenvolvida com o objetivo de mitigar os efeitos da sobreposição de tecido mamario denso na mamografia convencional 2D.
Já na tomossíntese mamária – também chamada de mamografia tomográfica ou mamografia 3D – é capaz de aumentar em 12% a detecção precoce do câncer de mama, em relação à mamografia digital. Quem sai ganhando com isso são as pacientes, já que a vantagem dessa técnica é detectar o câncer numa fase muito precoce e em mamas densas e heterogêneas, que são difíceis para a mamografia convencional.
A tomossíntese, ou mamografia tomográfica ou em 3-D, é um método que se tornou possível com o advento da mamografia digital. O equipamento é semelhante a um mamógrafo digital. A diferença está no deslocamento do braço que contém a ampola de raios-x e no software.
Ligue e marque a sua mamografia ou tomossíntese com a gente (41) 3224-4387 e whatsapp (41) 98411-9567.
Nosso atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 19h e aos sábados das 7h30 às 12h.