A Clinica Imax, em parceria com o instituto Humsol, lançou neste sábado (15), em Curitiba, a Campanha Coragem que tem como objetivo incentivar a realização de exames para detecção precoce do câncer de mama.
“Muitas mulheres retardam o diagnóstico pelo medo da mamografia ou pelo medo do resultado dos exames, mas isso reduz a chance de cura da doença”, explica a médica radiologista Dra Cristiane Basso Spadoni.
A campanha – que antecipa as comemorações do outubro rosa – vai estimular o fortalecimento das mulheres, por meio do envio de mensagens de Coragem e de incentivo para a realização dos exames.
Dezenas de mulheres participaram do lançamento da campanha e puderam compreender as vantagens de fazer a mamografia periodicamente e ouvir depoimentos de coragem de quem já superou o câncer de mama. O lançamento do Programa contou ainda com palestra sobre o que é ter coragem, sessão de fotos e maquiagem para as participantes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o tumor na mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no país e corresponde a 28% dos novos casos de câncer a cada ano.
A mamografia possibilita o diagnóstico precoce e amplia as chances de cura. Já a tomossíntese aumenta em 40% as chances da identificação precoce do câncer de mama, ainda em estágio inicial, e do câncer em mamas mais heterogêneas e densas. Isso porque fornece imagens em alta resolução e capazes de apresentar muito mais detalhes . “Isso evita que eles sejam confundidos com a sobreposição de estruturas glandulares, que pode provocar falsos positivos”, afirmou a especialista do Imax, clínica de diagnósticos de Curitiba, Dra Cristiane Basso Spadoni.
Envie sua mensagem - Até o final do mês de outubro, a Clínica Imax trará em suas redes sociais depoimentos de mulheres que passaram pelo câncer de mama e foram curadas, assim como mensagens de coragens para mulheres que ainda não fizeram a mamografia a para aquelas que estão passando pelo tratamento. As mensagens de coragem poderão ser gravadas pelo celular e enviadas pelo facebook e Instagram da Clínica. Todas as mensagens de Coragem serão divulgadas nacionalmente.
Produto Social – O Instituto Humsol – instituição não-governamental, que desde 2009 é responsável por organizar Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama, criou o Chaveiro do Bem, produto social da Campanha Coragem.
O Chaveiro em formato de anjo possui todas as suas peças interligadas por uma linha, que representa a linha da vida. O brilhante, na parte de baixo, representa o corpo; o laço representa o amor ao próximo. A bolinha na parte superior representa cada uma das pessoas.
“O chaveiro também traz a representação da fé e da proteção divina na ‘capinha’ do anjo. Já a argolinha representa que todas as boas ações estão ligadas com o universo”, afirmou a presidente da Humsol, Tânia Mary.
Durante o lançamento do programa Coragem, todas as mulheres presentes foram convidadas a deixar o seu depoimento de coragem em um cartão inserido no Chaveiro do Bem. As mensagens, juntamente com as peças, serão doadas para mulheres em tratamento.
Os chaveiros do Bem poderão ser adquiridos na Clínica Imax pelo valor de R$5. Todo valor arrecadado será revertido para ações do Instituto Humsol em prol do apoio às pessoas com câncer e da prevenção.
“Ser Corajoso não significa não ter medo, mas saber como superá-lo e as vezes, basta uma palavra: CORAGEM”, resume Tania.
Participe da Campanha – Se você tem um depoimento de Coragem envie para as redes sociais da Clínica Imax. Isso pode ajudar a salvar outras vidas. Saiba mais http://www.clinicaimax.com.br/ Facebook: imaxdigitalcuritiba e Instagram: Clínica Imax