A Clínica Imax apóia com o repasse de Imposto Sobre Serviço (ISS) o Projeto RestauraÇÃO que atende mulheres vítimas de agressão pela Casa da Mulher Brasileira. Atualmente, oito mulheres fazem um curso de três meses no qual aprendem restauração e conservação. Elas têm aulas desde setembro com a artista Tatiana Zanelatto, num projeto co-idealizado com a ONG Unicultura. Enquanto aprendem a recuperar a vida das paredes de construções históricas, essas mulheres refazem a si próprias, num formidável exemplo de superação.
“A missão do projeto RestaurAÇÃO tem a ver com a da Imax, que é cuidar das mulheres”, comentou Simone Grein Basso, da Clínica Imax, na última quinta-feira (8), quando a organização do curso recebeu os apoiadores para mostrar o andamento do projeto, no Museu Alfredo Andersen.
“Participar desse projeto é muito gratificante e nos permite contribuir com oportunidade de desenvolvimento profissional e gerar estabilidade emocional para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres e de suas famílias”, reforçou Simone.
Selecionadas entre vítimas de violência, as alunas do RestaurAÇÃO têm idades variadas, dos 20 aos 60 anos, trajetórias diferentes, da dona de casa à educadora infantil, mas um ponto em comum. Tiveram que recorrer à Casa da Mulher Brasileira, local que reúne a Delegacia da Mulher, Defensoria Pública e outros órgãos de apoio, numa hora de necessidade.
Simone, da Imax, explicou que assim como o curso se tornou um lugar de acolhimento para as alunas, também a clínica, por trabalhar com mulheres no rastreio do câncer de mama, especialmente na sua detecção precoce, busca ser esse refúgio na hora que mais se precisa dela.
“No fim nunca foi só sobre restaurar um prédio, mas de restaurarmos a nós mesmas”, como dizer uma das mulheres atendidas pelo projeto RestaurAÇÃO. Ela e as colegas, orientadas por Tatiana, vão devolver vida à uma pintura decorativa original do Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, que passa por reforma. É um pedaço da parede do quarto do artista, de 1915, que estava escondido embaixo de oito camadas de tinta.