A endometriose e a adenomiose têm sintomas parecidos, mas são doenças diferentes. A Adenomiose acontece quando a camada a que reveste a parte interna do útero, chamada de tecido endometrial, migra para o interior do miométrio (parede uterina), causando inchaço, hipertrofia na região, cistos, aumenta o tamanho do útero e causa dor.
Já a endometriose é definida como a presença do tecido endometrial fora do útero, que desenvolve aderências quando se fixa a outras estruturas ou órgãos.
Cólicas ou desconfortos leves/moderados e casuais são sintomas considerados normais durante o período menstrual. Porém, mulheres que sofrem com dores intensas e frequentes precisam buscar auxílio médico, com atenção para o risco de alterações como a endometriose e a adenomiose.
Estamos falando de duas doenças diferentes que afetam o sistema reprodutivo feminino e causam sintomas como cólica, dor durante a relação, dificuldade para engravidar, inchaço abdominal e sangramento intenso.
A ultrassonografia transvaginal é a principal aliada para o diagnóstico destas alterações, o que pode permitir a realização do tratamento adequado e permitir o bem-estar e qualidade de vida da paciente.
Para agendar o seu exame entre em contato com a nossa equipe:
O telefone é (41) 3224-4387.
WhatsApp (41) 98411-9567 ou https://bit.ly/3HmxPov
Estamos na Rua Nunes Machado, 838, em Curitiba.
Clínica Imax
CRM: 950 -PR
Responsável-Técnico Médica: Dra Cristiane Spadoni
CRM: 13202
Radiologista: RQE: 4854