O mês de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer (dia 04) e pelo Dia Nacional da Mamografia (Dia 05).
Com atuação voltada ao diagnóstico e a prevenção, a CLINICA IMAX não pode deixar de falar sobre o CÂNCER DE MAMA.
O câncer de mama é um dos que mais acometem as mulheres e quando detectado precocemente, aumenta as chances de um tratamento eficaz.
A doença costuma aparecer em mulheres acima dos 35 anos e pode também atingir alguns homens, embora seja raro. Ela é caracterizada por ser um tumor maligno, que se desenvolve na mama por consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células do local, que passam a se dividir e crescer descontroladamente, tanto no ducto mamário quanto nos glóbulos mamários.
Há diversos tipos de câncer de mama, cada um com sua especificidade, que variam de acordo com fatores como a presença ou ausência de receptores hormonais.
Já os estágios ou estádios da doença vão do 0 ao 4, classificados de acordo com a extensão do câncer. CONFIRA:
Estágio 0
Nesse momento as células cancerosas ainda estão contidas nos ductos (carcinomas in situ) e normalmente as alterações celulares não chegam a formar nódulos. Geralmente é detectado com facilidade pela mamografia e as chances de cura são de praticamente 100%.
Estágio I
Nesse estágio o tumor já invadiu a região local, mas mede menos de 2 cm e não acometeu as glândulas linfáticas da axila. Seu diagnóstico pode ser através do autoexame, da mamografia ou de outros exames médicos e geralmente seu tratamento é com cirurgia e radioterapia.
Estagio II
O nódulo mede entre 2 a 5 cm e já atingiu alguns linfonodos. O tratamento utilizado geralmente vai além da cirurgia e radioterapia, incluindo a quimioterapia e a hormonoterapia.
Estágio III
Nesse momento os tumores já medem mais de 5 cm e se disseminaram por vários linfonodos próximos, podendo atingir músculos e pele. A maioria dos casos no Brasil é detectado nesse estágio e geralmente o tratamento é feito através da cirurgia, radio e quimioterapia.
Estágio IV
É caracterizado por tumores de qualquer tamanho com metástase e com as glândulas linfáticas já comprometidas. Nesse estágio, os tumores também já atingiram outras partes do corpo como os ossos ou pulmões. O tratamento consiste em hormonoterapia e quimioterapia e a sobrevida do paciente varia de acordo com a localização dos tumores e sua resposta ao tratamento.
Quanto antes detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento, por isso vale novamente salientar a importância dos exames de rotina e da ida ao ginecologista, assim como o autoexame mensal, que pode ser feito da própria residência da mulher.
Ligue e marque a sua mamografia com a gente (41) 3224-4387 e whatsapp (41) 98411-9567.
Nosso atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 19h e aos sábados das 7h30 às 12h.