
Este exame não é tão preciso para mulheres com mamas densas, pois há vezes que não consegue detectar nódulos. Para este grupo de mulheres, a mamografia digital é mais indicada.
MAMOGRAFIA DIGITAL, a mulher coloca a mama no aparelho, que fará uma ligeira pressão. Ela transforma o raio-x em um sinal elétrico e o transfere digitalmente para o computador – seu resultado é ainda mais confiável do que o método convencional, pois não há possibilidades de alterações na imagem com o manuseio do exame. Além disto, o radiologista tem a liberdade de ajustar e editar melhor essa imagem computadorizada de acordo com as necessidades do médico da paciente.o sofra alterações e o exame não tenha que ser feito novamente.
Este exame não é tão preciso para mulheres com mamas densas, pois há vezes que não consegue detectar nódulos. Para este grupo de mulheres, a mamografia digital é mais indicada.
A resolução das imagens geradas na mamografia digital é alta e possibilita a observação do tecido mamário em seus pequenos detalhes. O exame é mais rápido do que a mamografia convencional.
TOMOSSÍNTESE
A Tomossíntese é uma evolução da mamografia digital e que aumenta em 41% a taxa de detecção dos tumores mamários invasivos (que sai do ducto mamário) e em 29% o diagnóstico de todos os cânceres de mama.
Este sistema, que combina a mamografia digital com exame de imagem por tomossíntese, permite obter imagens muito mais detalhadas e precisas do seio. É usado para recriar imagens de um milímetro de espessura que podem ser visualizadas em uma reconstrução da mama em 3D.
A imagem 3D permite melhorar o diagnóstico, ajudando os radiologistas a identificar as estruturas dos seios e ver bem as áreas que ficam apagadas na mamografia bidimensional, que podem revelar um tumor, mas também ocultá-lo.
O momento em que se descobre o câncer de mama determina as possibilidades de sobrevivência da paciente, daí a importância que as mulheres de 40 anos façam uma mamografia anual.
Se um câncer for detectado suficientemente cedo e não se estendeu para além do seio, a taxa de sobrevida em cinco anos é de 97%. Normalmente não há uma preparação especial para a mamografia digital. Evite usar cremes, talco ou desodorante na mama e axilas, para não interferir no resultado dos exames. Agendar a mamografia para depois da menstruação também é uma medida que auxilia na efetividade do procedimento.
Ligue e marque seus exames com a gente (41) 3224-4387. Nosso atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 19h e aos sábados das 7h30 às 12h.
Responsável Técnica : Dra Cristiane Grein Basso – CRM 13202