A doutora Cristiane Spadoni, médica radiologista da Clínica Imax, participou de um programa na Rádio Cultura, entrevistada pelo jornalista Márcio Barros.
Na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima sexta-feira (8), Cristiane falou sobre saúde, principalmente sobre câncer de mama.
“A mamografia é capaz de salvar vidas. Nós precisamos falar dela. Sabemos que entre as mulheres que fazem mamografia o número de mortes cai em 40%. Hoje a idade para procurar o exame varia muito de acordo com o histórico da mulher, se não é de risco (não tem casos na família) o ideal é começar aos 40 anos, mas dependendo da mulher pode ser indicado começar antes”, explicou. “Não pode esperar sentir dor, é um sintoma muito incomum”, complementou.
Spadoni lembrou da campanha CORAGEM, idealizada pela clínica Imax, que divulga depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama. “Essa ideia surgiu porque as mulheres têm medo de entrar na sala de mamografia, acham que aquele aparelho é um bicho papão que vai acabar com a vida delas e, na verdade, é contrário. Um diagnóstico precoce salva a vida da mulher”, afirmou.
Prevenção
Uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos ajuda a prevenir a doença. “O nosso estilo de vida nós podemos controlar, isso depende de nós. Evitar a obesidade e permanecer em um Índice de Massa Corporal adequado, principalmente após a menopausa”, explicou Cristiane.
Depoimento
Também participou da entrevista a educadora física Cristina Aquino Machado, que venceu o câncer de mama.
“No começo foi bem assustador, mas encontrei acolhimento nos profissionais que me atenderam. Passei pelo total de cinco cirurgias. Tirei o câncer, tirei a outra mama, o útero e ovário e passei por reconstrução.
O processo durou cerca de um ano. “Como tenho histórico de sempre ter praticado atividades físicas e me alimentado bem, a minha recuperação foi bem rápida”, contou.
“O câncer me curou. Eu trabalha de mais, não treinava, não comia ou não treinava direito. Depois, meus valores mudaram completamente e comecei a cuidar muito melhor de mim”, contou Cristina.