A biópsia mamária é um exame solicitado pelo médico em casos de lesões suspeitas identificadas na mamografia ou ultrassonografia das mamas. Tem a função de analisar um pequeno fragmento da lesão para verificar se o achado é cancerígeno ou não.
Hoje vamos explicar sobre alguns tipos diferentes de biópsias mamárias:
- CORE BIOPSY – Nós oferecemos biópsias mamárias orientadas por ultrassonografia e estereotaxia, com total conforto e segurança para as nossas pacientes.
A biópsia de mama guiada por estereotaxia é uma alternativa minimamente invasiva, menos estressante e mais segura em comparação à biópsia cirúrgica, possuindo um alto nível de precisão. Também é chamada de biópsia de fragmento.
- PUNÇÃO ASPIRATIVA: É um tipo de biópsia realizada com uma agulha extremamente fina, para aspirar a lesão. Tem maior restrição na indicação e causa mínimo desconforto a paciente.
Geralmente é orientada para aquelas pacientes com lesões palpáveis ou para alívio de cistos mamários.
- MAMOTOMIA – Trata-se de um tipo de biópsia mamária realizada com equipamentos avançados, que associam as agulhas e vácuo. Pode ser feita de forma ambulatorial, sem a necessidade de internação.
Tem como vantagem, se comparado à biópsia mamária comum, a capacidade de coletar fragmentos maiores e até remover totalmente as lesões pequenas.
Além disso, após o procedimento, o médico realiza uma marcação no local com um clipe específico, que aparecerá em mamografias futuras. Em caso de cirurgia, o clipe auxilia o médico a encontrar o local correto.
- BIÓPSIA CIRÚRGICA – Neste caso é feita em centro cirúrgico para a retirada de uma amostra da lesão para a análise.
Quando a lesão não é palpável se faz uma marcação do local orientada por imagem, que pode ser feita com carvão ativado, fio metálico ou com radiofármaco.
CRM: 13202