A dose de radiação da tomossíntese depende da incidência na qual ela for feita. Se for solicitado pelo médico a tomossíntese e a mamografia 2D sintetizada, os índices de radiação podem até ser menores se comparados a mamografia comum. Porém, caso o médico considere necessário a tomossíntese ou mamografia não sintetizada, os índices ficam um pouco maiores, mas abaixo do limite estipulado por órgãos reguladores como a agência americana Food and Drug Administration (FDA).
A média da radiação é de 0,3 Msv, comparável a sete semanas de radiação que somos expostos ao ar livre, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia. Durante o exame são utilizados raios-X para formar a imagem da mama e fazer o rastreamento do câncer. A imagem é obtida com uso de um feixe de raios X de baixa energia, após a mama ser comprimida entre as duas placas. Ao fazer uma mamografia e tomossíntese mamária na Clínica Imax os níveis de radiação recebidos pelo corpo são relativamente menores do que um voo de avião que leva aproximadamente duas horas, como o trecho de Curitiba à Brasília.
O levantamento foi feito pela empresa Hologic, fabricante do novo mamógrafo da Imax, o mais moderno de todo o sul do país. Com ele os exames tornam-se mais confortáveis, a compressão é menor e as pacientes podem realizar a mamografia e a tomossíntese de uma só vez, alcançando resultados ainda mais precisos.
Para agendar o seu horário, entre em contato com a nossa equipe:
O telefone é (41) 3224-4387. Também pode nos chamar no WhatsApp (41) 98411-9567 ou https://bit.ly/3HmxPov
Estamos na Rua Nunes Machado, 838, em Curitiba. CRM: 13202