O risco de desenvolver câncer de mama aumenta em mulheres com obesidade. Os índices também aumentam para câncer de endométrio e ovário, principalmente após a menopausa. A inflamação crônica provocada pelo excesso de gordura, associada a maiores níveis de estrogênio e resistência à insulina são fatores importantes nesses casos.
Além do impacto no risco de desenvolver tumores de mama, pesquisas apontam que o Índice de Massa Corporal (IMC) elevado pode diminuir os resultados da quimioterapia à base de texano no tratamento, reduzindo os índices de sobrevida, segundo informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia.
Por outro lado, mulheres obesas que realizaram a cirurgia bariátrica apresentam menor risco de desenvolver câncer de mama, já que o controle do peso e das doenças associadas a ele, eliminam fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Lembre-se de manter sempre seus exames de rotina em dia para a detecção precoce da doença, que aumenta as chances de cura e torna o tratamento menos agressivo.
11/10 – Dia Nacional de Prevenção à Obesidade.
Para agendar o seu exame, entre em contato com a nossa equipe.
O telefone é (41) 3224-4387.
WhatsApp (41) 98411-9567 ou https://bit.ly/3HmxPov
Estamos na Rua Nunes Machado, 838, em Curitiba.
CRM: 13202