A osteoporose se caracteriza pela diminuição da resistência óssea e pelo consequente aumento do risco de fraturas por fragilidade.
O diagnóstico para a detecção da osteoporose é realizado medindo a densidade mineral óssea por meio do exame de densitometria.
A densitometria óssea é indicada para os pacientes sob fatores de risco, suspeita radiológica de osteoporose e acompanhamento da resposta ao tratamento.
Os fatores de risco mais importantes listados são: fratura prévia, antecedente familiar, idade acima dos 65 anos, uso de corticoides, menopausa precoce, hiperparatireoidismo, desnutrição, uso de drogas, diabetes, artrite reumatoide e hipertireoidismo.
Após a detecção da osteoporose, o tratamento deve ser iniciado primeiramente com a mudança dos maus hábitos praticados contra a saúde.
Será preciso realizar uma dieta adequada, suspensão do tabagismo e álcool e realizar atividades físicas.
O cálcio e vitamina D, também são indicados para todos os pacientes em tratamento, a fim de evitar fraturas por fragilidade, e para os pacientes em tratamento com glicocorticoides.
A escolha do tipo de tratamento vai depender da idade e do objetivo terapêutico do paciente.
Mas vale ressaltar que é de extrema importância levar uma vida saudável e estar sempre em dia com os seus exames periódicos.
E para agendar a sua Densitometria óssea é só ligar no (41) 3024-7787 ou (41) 3224-4387.